XIII Copa do Mundo da FIFA - 1986
Graeme Souness
Home

sounessanalfutbol.jpg

Graeme James Souness (Edimburgo, 6 de maio de 1953) é um ex-jogador e técnico de futebol escocês.

Começou a carreira em 1970, no Tottenham Hotspur. Rodaria por Montréal Olympique, do Canadá, Middlesbrough, dentre outros, mas foi no Liverpool, para onde se transferiu em 1978, que começou a ter visibilidade.

Era peça-chave do grande time que dominou o futebol britânico e europeu no final da década de 70 e início dos anos 80: durante seus seis anos no clube, participou da conquista de cinco campeonatos ingleses e três Copa dos Campeões da UEFA, a última conquistada na temporada em que se despediu do clube, a de 1983/84. Souness fazia parte do "trio escocês" do time vermelho, ao lado de outras duas estrelas da Seleção Escocesa: Alan Hansen e Kenny Dalglish.

Souness jogou três Copas do Mundo pela Escócia. Apesar da safra de grandes jogadores na época, muitos deles mais festejados no Reino Unido do que jogadores ingleses, a seleção não passou da primeira fase em nenhum dos três (os escoceses, aliás, nunca passaram para a segunda fase em todos os mundiais que disputaram).

Ao sair do Liverpool, passou um período na Sampdoria, onde conquistou uma Copa da Itália. Em 1986, ele, que nunca jogara profissionalmente em clubes escoceses, transferiu-se para o Glasgow Rangers, onde atuaria simultaneamente como jogador e técnico.

Souness trouxe para o Rangers os jogadores da Seleção Inglesa Gary Stevens, Terry Butcher e Chris Woods. Parando de jogar em 1989 para dedicar-se exclusivamente ao comando da equipe, nesse ano participou ativamente da contratação mais polêmica do clube: a de Maurice Johnston, ex-jogador do arqui-rival Glasgow Celtic (e que vinha de uma negociação abortada com seu ex-clube) e que ali se tornava o primeiro católico em 108 anos a jogar no Rangers.

O fato é que Souness despediu-se dos Gers com um tricampeonato consecutivo, além de outros dois títulos no campeonato escocês, que mais tarde culminaria em um histórico eneacampeonato (nove títulos consecutivos), conseguindo igualar uma marca que dava até então orgulho aos torcedores do Celtic (que alcançara o feito nos anos 70). Com isso, o Rangers abriu larga vantagem no número de títulos no campeonato escocês, após ter visto uma grande aproximação do rival.

Saindo do Rangers, Souness foi treinar o Liverpool, ficando por três anos como manager da equipe. Como treinador, vivenciaria uma nova rivalidade do futebol internacional: ele, que, como jogador, presenciara particularmente as entre Liverpool x Manchester United (que surgiu em sua época) e Celtic x Rangers, descobriu o poder de Sporting x Benfica ao treinar o clube vermelho, de 1997 a 1999. A última equipe que comandou foi o Newcastle United, entre 2004 e 2006.

volta à página inicial